Confiança do comércio tem primeiro resultado positivo de 2019, apura FGV

0 Comments

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 1,8 ponto em junho, ao passar de 91,4 para 93,2 pontos. Esse foi o primeiro resultado positivo em 2019. Em médias móveis trimestrais, o indicador cedeu 1,2 ponto, quarta queda consecutiva.
No mês, a confiança subiu em oito dos 13 segmentos pesquisados. A melhora do índice ocorreu devido a um avanço do Índice de Expectativas (IE-COM), depois de quatro quedas consecutivas. O indicador subiu 5,1 pontos, mas ainda se encontra abaixo dos 100 pontos (99,9 pontos). Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,5 ponto, registrando 86,8 pontos, menor valor desde dezembro de 2017 (86,0 pontos).
Mesmo com o resultado positivo de junho, é possível observar que o ICOM voltou a fechar um trimestre em queda. As variações do indicador têm sido mais influenciadas pela volatilidade das expectativas ao longo dos últimos meses. Ao mesmo tempo, com o resultado negativo de junho, o ISA-COM voltou a fechar dois trimestres seguidos em queda, o que não acontecia desde 2015. O resultado reforça que, mesmo que as expectativas estejam passando por um período de calibragem com alta volatilidade, os indicadores de situação atual confirmam que o ritmo de vendas ao longo do primeiro semestre de 2019 continua fraco.

Fonte: Revista Anamaco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *