4 dicas do CEO da Microsoft para uma liderança mais eficiente

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Em uma ligação de 15 minutos, Satya Nadella listou os pontos mais importantes para melhorar o negócio; querer aprender e transmitir clareza são atitudes fundamentais

Falando por experiência própria, Nadella explicou como sua empresa foi capaz de resolver dificuldades e subir o preço das ações da Microsoft. A ligação durou apenas 15 minutos, mas o Inc.com pontuou alguns destaques:

1. Não seja um “sabe-tudo”
No final dos anos 90, quando a Microsoft alcançou o status de empresa mais valiosa do mundo, isso gerou grandes problemas.

2. Mais clareza no trabalho como líder
Um bom chefe é aquele que conseque transmitir coesão aos funcionários. “Mesmo que [os líderes] sejam muito inteligentes, se eles entrarem e criarem confusão, isso não é liderança”, diz Nadella. Liderança, ele diz, é quando a pessoa consegue trazer clareza para uma situação ambígua e incerta.

Caso você esteja liderando outros funcionários, pergunte-se algumas coisas. Quando sua equipe chega para uma reunião, todos sabem o propósito do encontro? Quando você atribui funções em um projeto, cada pessoa sabe o que deve fazer? Ou ficam surpresos e não atendem às expectativas?

Se alguns desses problemas parecem familiares, concentre-se em trazer clareza para sua equipe. Isso permitirá que vocês trabalhem juntos de maneira mais eficiente.

3. Crie energia na equipe
Nadella também enfatiza a necessidade de os líderes energizarem suas equipes. A verdadeira energia, ele diz, é feita unindo a equipe e criando química. Mesmo que todas as pessoas sejam boas individualmente, se elas não trabalharem bem juntas, terão um desempenho inferior.

4. Sem desculpas
Os verdadeiros líderes, diz Nadella, olham para o que eles próprios estão fazendo em vez de colocar a culpa em suas equipes. Se os chefes fizerem as coisas certas, os funcionários seguirão o exemplo.

 

Fonte: Revista PEGN

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